top of page
SEPS site.jpg

Varizes dos Membros Inferiores

TRATAMENTO ENDOSCÓPICO

Laqueação Subfascial Endoscópica de Perfurantes (SEPS)

Objectivo:

Ajudar na cicatrizarão de úlceras varicosas e reduzir a probabilidade de recidivas.

O que trata:

Veias perfurantes insuficientes dos membros inferiores.

#varizes #cirurgia #cirurgiavascular #coimbra

Varizes dos Membros Inferiores

Veias varicosas, ou varizes, são veias que se tornam tortuosas, dilatadas e insuficientes. A etiologia destas transformações não é totalmente conhecida, embora haja um cariz hereditário e a permanência prolongada em ortostatismo seja um factor de risco. Quem tem mãe e pai com varizes, muito provavelmente também as terá em algum momento da vida. A doença venosa crónica pode ir desde queixas ligeiras com ou sem telangiectasias (aranhas vasculares), até grandes úlceras varicosas responsáveis por má qualidade de vida e longos períodos de ausência ao trabalho. As varizes são também um factor de risco para tromboembolismo venoso (TEV), incluindo trombose venosa profunda e embolia pulmonar (potencialmente fatal), assim como tromboflebites. O tratamento das varizes visa melhorar a qualidade de vida, evitar complicações graves (como úlceras de perna), ajudar na cicatrização de úlceras e reduzir as recidivas. Nesse sentido, o tratamento das veias perfurantes é uma mais valia.

CIRURGIA ENDOSCÓPICA DE VARIZES

PERFURANTES

Veias perfurantes são veias que drenam o sangue do sistema venoso superficial (quando tortuoso forma as clássicas varizes facilmente identificáveis nas pernas) para o sistema venoso profundo. Por este o sangue retorna ao coração e completa o ciclo circulatório.

O que são veias perfurações?
Perfuram a fascia, daí o seu nome
Porque devo tratar as perfurantes?
Evitar úlceras e recidivas

CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS

As perfurantes estão implicadas no aparecimento de úlceras, na dificuldade na sua cicatrização e na recidiva precoce de varizes. O tratamento das perfurantes insuficientes permite acelerar a cicatrização da úlcera varicosa, reduzir a taxa de recidiva da úlcera e diminuir a de recidiva de varizes.

Quando devo tratar as perfurantes?
Insuficientes

INSUFICIENTES

As perfurantes devem ser tratadas quando insuficientes. Para diagnosticar a insuficiência, o ecodoppler venoso é mandatário. Segundo o American Venous Forum, doentes com úlcera activa (C6) e úlcera cicatrizada (C5) devem ter as perfurantes tratadas. Nos doentes com edema de origem venosa (C3) e lipodermatosclerose (C4) pode ser benéfico o tratamento. 

Como tratar as perfurantes insuficientes?
Cirurgia endoscópica (SEPS)

LAQUEAÇÃO SUBFASCIAL ENDOSCÓPICA

A Laqueação Subfascial Endoscópica de Perfurantes (SEPS) permite tratar todas as perfurantes da perna através de duas mini incisões e com a ajuda de uma câmara, oferecendo os melhores resultados.  Após a SEPS atingi-se uma taxa de cicatrização de úlcera > 90% e a recidiva desce para valores da ordem dos 11%.

Existem outras técnicas mini invasivas?
Sim, mas...

MENOS EFICAZES

Existem as técnicas de ablação percutânea de perfurantes (PAP) mas são menos eficazes (laser, a radiofrequência e a esclerose com espuma). Além disso, estas técnicas apenas tratam as perfurantes encontradas no ecodoppler. A cirurgia endoscópica (SEPS) trata em média mais 2-3 perfurantes que passam despercebidas ao ecodoppler pré-operatório. Significa isto que com as outras técnicas estas perfurantes ficariam por tratar. 

A cirurgia endoscópica tem complicações?
Raras e passageiras

SIM, MAS SÃO RARAS

Como todos os procedimentos a Laqueação Subfascial Endoscópica de Perfurantes (SEPS) pode ter complicações. No entanto, elas são raras e normalmente passageiras. A mais comum é a presença de parestesias na face medial da perna por vários meses, sem afectar a força muscular e sem repercussões significativas na qualidade de vida. 

São necessários outros procedimentos?
Depende de cada doente

DEPENDE DA DOENÇA VENOSA

A Laqueação Subfascial Endoscópica de Perfurantes trata o sistema perfurante incompetente. É uma peça chave para obter bons resultados mas pode não ser suficiente. O sistema venoso superficial normalmente também necessita de ser tratado. Para tal uso normalmente a cirurgia com mini incisões (ao mesmo tempo que a cirurgia endoscópcia) e a esclerose com espuma.

Usar meias elásticas depois da SEPS?
Sim e não

NO PRIMEIRO MÊS, SIM

Após o tratamento de varizes é aconselhável o uso de meias elásticas no primeiro mês. Dado que a cirurgia tem como objectivo o controlo das queixas, na doença C0 a C3 as meias elásticas poderão ser dispensadas após o primeiro mês de pós-operatório. Na doença venosa crónica C4 a C6 as meias elásticas devem continuar a fazer parte da rotina diária.

EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
Mother and Daughter

Tinha uma úlcera que não cicatrizava. Após ser operada cicatrizou até à primeira consulta de pós-operatório.

Mulher de negócio

A recuperação foi simples e rápida. Melhorei muito. Estou muito grata pelo resultado final.

Young Chef

Tive formigueiros na perna durante uns meses, mas nada de especial. A diminuição da úlcera que tinha foi evidente e suplantou os formigueiros.

Laqueação Subfascial Endoscópica de Perfurantes
Dr. Carlos E. Costa Almeida

Laqueação Subfascial Endoscópica de Perfurantes

CONTACTO

Dr. Carlos E. Costa Almeida

CIRURGIÃO GERAL

Competência em Peritagem Médica

Capítulo de Cirurgia Endócrina e de Cabeça e Pescoço da SPCIR

Membro ativo da "European Society of Endocrine Surgeons (ESES)"

Editor SPRINGER (livros de cirurgia)

E-mail:

carloscostaalmeida@yahoo.com

#cirurgia #cirurgiageral #surgery #cirurgiao #hernia #vesiculabiliar #varizes #colorectal #laparoscopia #adrenal #suprarrenal #tiroide #laser

Obrigado pelo envio!

Criado com Wix.com

bottom of page