top of page
imagem-calculo-vesicula-01.jpg

Cirurgia da Vesícula Biliar

Cirurgia laparoscópica.

Cálculos e pólipos são as principais indicações.

 

Objectivo:

Tratar as patologias da vesícula biliar de forma segura, eficaz e com dor mínima. 

O que pode tratar:

Doenças da vesícula biliar que causem sintomas, complicações ou aumentem o risco de cancro.

#cirurgia #cirurgiageral #surgery #cirurgiao #vesiculabiuliar #gallbladder #laparoscopia #laparoscopy #calculos #gallstones #polipos

Vesícula Biliar

A vesícula biliar é um órgão localizado por baixo do fígado, junto ao seu bordo, entre os segmentos IV e V, e por ela passa uma linha imaginária que divide o fígado em dois (direito e esquerdo). Armazena a bílis que é descarregada durante as refeições para permitir a digestão e absorção de gorduras e vitaminas. Frequentemente pode apresentar cálculos biliares no seu interior, os quais são responsáveis por causar sintomas de dor abdominal e por vezes situações complicadas e ameaçadoras da vida. A cirurgia é o único tratamento.

CIRURGIA DA VESÍCULA BILIAR
Quando tenho de ser operado à vesícula?

Cálculos e Pólipos

SINTOMAS E COMPLICAÇÕES

A presença de cálculos biliares sintomáticos ou responsáveis por complicações graves são a principal indicação para se ser operado à vesícula biliar. No entanto, mesmo na ausência de sintomas há razões para se ser operado: cálculos grandes (risco de cancro); pólipos; cancro da vesícula; discinésia biliar (vesícula preguiçosa); algumas doenças associadas.

Qual a melhor forma de ser operado?Cirurgia mini invasiva

COLECISTECTOMIA LAPAROSCÓPICA

A cirurgia laparoscópica é atualmente a melhor técnica. Através de 4 pequenas incisões no abdómen e com a ajuda de uma câmara, é possível remover a vesícula biliar de forma segura, eficaz e com minima dor. A recuperação é rápida.

A cirurgia pode ter complicações?
São raras mas acontecem.

LEÃOS DA VIA BILIAR PRINCIPAL

A colecistectomia (remoção da vesícula) laparoscópica é um procedimento seguro. No entanto, as complicações são uma possibilidade que está presente sempre que se realiza uma colecistectomia. Há estruturas importantes na área e há variações anatómicas que podem originar precalços. A lesão da via biliar principal (canal que leva a bílis para o intestino) é a complicação mais comum.

Quanto tempo tenho de estar internado?
Pouco tempo e rápida recuperação

NORMALMENTE UM DIA

Alguns doentes podem ser operados em ambulatório. No entanto, normalmente opto por um internamento mínimo de ≈ 24 h para que o doente  tenha alta com mais segurança.

Posso voltar a comer o que quiser?
Desde que goste pode comer

PROGRESSIVAMENTE PODE

As refeições com bastante gordura (seja pela forma de confecionar seja pelos alimentos usados) são as que mais queixas provocam a quem sofre da vesícula biliar. Após a remoção da vesícula pode progressivamente re-introduzir aquelas refeições e alimentos que adora comer de vez em quando.

Colecistectomia Laparoscópica
Dr. Carlos E. Costa Almeida

Colecistectomia Laparoscópica

CONTACTO

Dr. Carlos E. Costa Almeida

CIRURGIÃO GERAL

Competência em Peritagem Médica

Capítulo de Cirurgia Endócrina e de Cabeça e Pescoço da SPCIR

Membro ativo da "European Society of Endocrine Surgeons (ESES)"

Editor SPRINGER (livros de cirurgia)

E-mail:

carloscostaalmeida@yahoo.com

#cirurgia #cirurgiageral #surgery #cirurgiao #hernia #vesiculabiliar #varizes #colorectal #laparoscopia #adrenal #suprarrenal #tiroide #laser

Obrigado pelo envio!

Criado com Wix.com

bottom of page